Deixe sua postagem aqui!

Deixe sua postagem aqui!
Postagem

terça-feira, 21 de abril de 2009

Memória do Primeiro dia de aula...


O primeiro dia de aula de Tendências atuais no ensino de Língua Portuguesa, foi no dia 07/04/2009. O professor falou da proposta do Blog, ou seja, de um portifólio eletrônico. Os descritores e propósitos gerais e específicos encontram-se neste blog, fixados em uma coluna como o professor Ivan pediu.
Nesta aula o professor usou de uma dinâmica de grupo para não só exemplificar uma atividade que seria pedida logo mais (Itens para a carta de apresentação) como para conhecer melhor o grupo de alunos.
A dinâmica era baseada na seguinte forma: Os alunos escolhiam cartões coloridos aleatoriamente, dois por pessoa. E neste cartões haviam frases que se iniciavam e os alunos deveriam completar com seus desejos, suas ações, ou seja suas particularidades, de acordo com a sua história.
Técnica: EXPERIÊNCIAS
CARTÃO AZUL
1. Consegue-se êxito na vida...quando se tem bons princípios, valores.
2. Trabalhar co alegria significa...estar de bem consigo mesmo.
3. Sofrer bastante é...muito ruim para qualquer ser humano, principalmente porque afeta nosso relacionamento com outras pessoas. A maioria das pessoas deixam tranpassar o sofrimento nas suas ações.
4. Uma pessoa jamais envelhece, se... ela pratica esportes, se ela tem muitos amigos.
CARTÃO VERMELHO
1. Nada me frustou mais que...não terminar o curso de pedagogia no tempo previsto.
2. Um professor que, sem saber, me ajudou basntante foi...o Marcelo, que me animou novamente, aquele prazer que nós sentimos quando estávamos nos primeiros períodos havia se perdido com o tempo. E por ser a aula dele tão boa me reanimou!
3. Quem diria, mas aprendi com um aluno quando...fiz estágio numa turma de ensino fundamental, antiga terceira série. Um aluno chorou durante a prova (a avaliação) não por que não sabia o conteúdo da prova mas porque simplesmente ele não sabia ler. Aquilo cortou meu coração e me tocou de uma forma tão grande, mesmo já sabendo até aquele momento que a minha formação na área da educação não era brincadeira e que diretamente afetava positivamente ou negativamente a formação de uma outra pessoa (aluno), só ali eu pudi constatar e prometi pra mim mesma que se um dia eu for para uma sala de aula, com certeza não vai ser por dinheiro apenas, não vai ser porque é um serviço público que me garante estabilidade, mas por poder ter o privilégio de constituir um cidadão [Nem preciso dizer que foi esta frase que chamou mais a minha atenção né? (risos)]
4. De meu pai ficou a lembrança....[esta questão eu não respondi porque dá a entender que meu pai é falecido e não é o caso. Meu pai está presente e é o principal incentivador na minha formação profissional, meu escudeiro fiel, meu amigo e um grande homem!
Encaro este blog como um desafio, acho que é uma iniciativa boa e a salvação no meio deste período tão conturbado na faculdade, devido a reforma do currículo do curso de pedagogia. Quero dizer publicamente que vou me esforçar ao máximo a fim de alcançar os objetivos do descritores. E me apóio nas palavras de Luiz Fernando Veríssimo:
"Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic."

sábado, 18 de abril de 2009



A proposta de organizaçao da disciplina é a seguinte:

DISCIPLINA: TENDÊNCIAS ATUAIS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I A
CURSO: PEDAGOGIA
Carga Horária: 90 h (60 h teóricas – 30 h práticas)
Carga Horária Semanal: 4h teóricas/2h práticas
Objetivos: Conhecer os processos de aquisição da leitura e da escrita nas crianças de 0 a 6 anos. Refletir criticamente sobre as propostas curriculares para o trabalho da língua oral e escrita na Educação Infantil. Construir propostas metodológicas para o trabalho da língua oral e escrita na Educação Infantil.
Ementa: A construção do conhecimento sobre a escrita na criança pequena: as contribuições teóricas de Luria e Emília Ferreiro. As concepções sobre a língua subjacentes às práticas docentes: os métodos de alfabetização. O ensino da língua oral e escrita na Educação Infantil: a entrada no mundo da escrita; leitura e escrita de textos; características de um ambiente de cultura escrita; o papel do professor. Propostas pedagógicas para o ensino da língua oral e escrita na Educação Infantil.
Avaliação: A avaliação envolve um processo dialógico de identificação das dificuldades, bem como das compreensões já estabelecidas com vistas à ampliação do repertório do conhecimento teórico e prático sobre as temáticas envolvidas. Pressupõe-se que a avaliação se constitua num movimento de reflexão sobre as experiências e sobre as teorias construídas neste contexto, além de ser tomada com o caráter de experiência formativa na formaçao de professores. Para tanto, sugerimos a produção do Portfólio Eletrônico como procedimento que se inscreve dentro de um contexto que procura superar a visão classificatória, coercitiva, unilateral da avaliaçao tradicional. Serão disponibilizados fundamentos sobre o portfólio para preparaçao da avaliaçao. Isso envolve a participaçao de professor e graduandos no processo de planejamento da avaliaçao em parceria, dentro de princípios democráticos. As discussões serão iniciadas com a perspectiva de compreender as finalidades e objetivos do portfólio. Em seguida, seráo definidos os propósitos, vinculados ao Plano de Trabalho da Disciplina e vinculados às necessidades formativas e de conhecimento de cada graduando. Na sequência, serão definidos os descritores do Portfólio e o processo de produção será iniciado. Neste percurso espera-se que as leituras prévias dos textos indicados sejam realizadas para que as produções escritas sejam o reflexo do aprofundamento teórico/prático do graduando. Pretende-se diversificar os instrumentos com a intenção de perceber as aprendizagens em situações diferenciadas.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Carta de Apresentação



Duque de Caxias, 4 de maio de 2009.

Olá amigos!

Meu nome é Lidiane Silva de Sant' anna, tenho 23 anos. Sou estudante do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na sede de Duque de Caxias (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense). Na verdade estou terminando o curso, estou no 9° período. Já participei por 2 anos de um grupo de pesquisa na área de Formação de Professores/Psicanálise na própria Instituição. Fui bolsista de iniciação a docência UERJ/CETREINA por 1 ano e meio, e por 6 meses fui bolsista de iniciação científica UERJ/CNPQ.
Já fui a São Paulo apresentar um trabalho no 16° Congresso de Leitura e Escrita na UNICAMP.
Este é um pequeno resumo da minha vida academica.
Mas por que não apresentar um pouco da minha vida pessoal a vocês?
Pois bem, tem gente que me chama de Lili, outros de magrela, e alguns de Marcelinha...mas adoro mesmo quando meu afilhado me chama de Dindinha (risos).
Eu moro na cidade de Duque de Caxias, mas acreditem o nome do meu bairro é Copacabana (risos) e ao invés de caminhar pela orla da praia, eu caminho a beira de um valão, melhor, do Rio Sarapuí que agora está totalmente poluído.
Eu jogo bola na minha rua desde que me entendo por gente, sempre me dei melhor com os meninos, logo eu sei jogar bola, soltar pipa e tenho uma marra como ninguém! (risos) Mas já acho que isso é mal de gente pequena...
Na minha família tem gente branca, negra, amarela, tem rezadeira, católica, evangélica, tem gente gorda, gente magra, gente mais ou menos, gente extrovertida, introvertida, mineira, alagoana, carioca. Você já percebeu que eu não posso me definir com poucas palavras né? Pois a minha história é fruto de outras histórias.
Gosto de muitos tipos de música, mas detesto heavy metal, a minha preferência? Pagode, samba e um funk da antiga.
Adoro ler, tenho todos os livros de Harry Potter, já li O Código Da Vinci, Depois daquela Viajem, dentre outros. Só não gosto mesmo é de livro de auto-ajuda.
Adoro fazer amigos, adoro sorrir, adoro brincar, adoro poder continuar crescendo.
Sabe aquela frase de criança que acha que ela só vai ser alguém quando crescer, vou pegá-la emprestada só um poquinho para terminar sonhando, que é muito bom sonhar!

Quando eu crescer eu quero ter dois filhos homens, um marido fiel, uma casa com piscina, um carro na garagem, um sítiozinho ter uma carreira sucedida...mas no fundo quero muito muito ser feliz acima de qualquer bem material, quero amar e ser amada...quero ter asas boas para voar.

Espero que você tenha gostado de ter me conhecido um pouquinho mais.

Um grande beijo,


Lidi.