Deixe sua postagem aqui!

Deixe sua postagem aqui!
Postagem

sábado, 18 de abril de 2009



A proposta de organizaçao da disciplina é a seguinte:

DISCIPLINA: TENDÊNCIAS ATUAIS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I A
CURSO: PEDAGOGIA
Carga Horária: 90 h (60 h teóricas – 30 h práticas)
Carga Horária Semanal: 4h teóricas/2h práticas
Objetivos: Conhecer os processos de aquisição da leitura e da escrita nas crianças de 0 a 6 anos. Refletir criticamente sobre as propostas curriculares para o trabalho da língua oral e escrita na Educação Infantil. Construir propostas metodológicas para o trabalho da língua oral e escrita na Educação Infantil.
Ementa: A construção do conhecimento sobre a escrita na criança pequena: as contribuições teóricas de Luria e Emília Ferreiro. As concepções sobre a língua subjacentes às práticas docentes: os métodos de alfabetização. O ensino da língua oral e escrita na Educação Infantil: a entrada no mundo da escrita; leitura e escrita de textos; características de um ambiente de cultura escrita; o papel do professor. Propostas pedagógicas para o ensino da língua oral e escrita na Educação Infantil.
Avaliação: A avaliação envolve um processo dialógico de identificação das dificuldades, bem como das compreensões já estabelecidas com vistas à ampliação do repertório do conhecimento teórico e prático sobre as temáticas envolvidas. Pressupõe-se que a avaliação se constitua num movimento de reflexão sobre as experiências e sobre as teorias construídas neste contexto, além de ser tomada com o caráter de experiência formativa na formaçao de professores. Para tanto, sugerimos a produção do Portfólio Eletrônico como procedimento que se inscreve dentro de um contexto que procura superar a visão classificatória, coercitiva, unilateral da avaliaçao tradicional. Serão disponibilizados fundamentos sobre o portfólio para preparaçao da avaliaçao. Isso envolve a participaçao de professor e graduandos no processo de planejamento da avaliaçao em parceria, dentro de princípios democráticos. As discussões serão iniciadas com a perspectiva de compreender as finalidades e objetivos do portfólio. Em seguida, seráo definidos os propósitos, vinculados ao Plano de Trabalho da Disciplina e vinculados às necessidades formativas e de conhecimento de cada graduando. Na sequência, serão definidos os descritores do Portfólio e o processo de produção será iniciado. Neste percurso espera-se que as leituras prévias dos textos indicados sejam realizadas para que as produções escritas sejam o reflexo do aprofundamento teórico/prático do graduando. Pretende-se diversificar os instrumentos com a intenção de perceber as aprendizagens em situações diferenciadas.

0 comentários:

Postar um comentário