Deixe sua postagem aqui!

Deixe sua postagem aqui!
Postagem

terça-feira, 21 de abril de 2009

Memória do Primeiro dia de aula...


O primeiro dia de aula de Tendências atuais no ensino de Língua Portuguesa, foi no dia 07/04/2009. O professor falou da proposta do Blog, ou seja, de um portifólio eletrônico. Os descritores e propósitos gerais e específicos encontram-se neste blog, fixados em uma coluna como o professor Ivan pediu.
Nesta aula o professor usou de uma dinâmica de grupo para não só exemplificar uma atividade que seria pedida logo mais (Itens para a carta de apresentação) como para conhecer melhor o grupo de alunos.
A dinâmica era baseada na seguinte forma: Os alunos escolhiam cartões coloridos aleatoriamente, dois por pessoa. E neste cartões haviam frases que se iniciavam e os alunos deveriam completar com seus desejos, suas ações, ou seja suas particularidades, de acordo com a sua história.
Técnica: EXPERIÊNCIAS
CARTÃO AZUL
1. Consegue-se êxito na vida...quando se tem bons princípios, valores.
2. Trabalhar co alegria significa...estar de bem consigo mesmo.
3. Sofrer bastante é...muito ruim para qualquer ser humano, principalmente porque afeta nosso relacionamento com outras pessoas. A maioria das pessoas deixam tranpassar o sofrimento nas suas ações.
4. Uma pessoa jamais envelhece, se... ela pratica esportes, se ela tem muitos amigos.
CARTÃO VERMELHO
1. Nada me frustou mais que...não terminar o curso de pedagogia no tempo previsto.
2. Um professor que, sem saber, me ajudou basntante foi...o Marcelo, que me animou novamente, aquele prazer que nós sentimos quando estávamos nos primeiros períodos havia se perdido com o tempo. E por ser a aula dele tão boa me reanimou!
3. Quem diria, mas aprendi com um aluno quando...fiz estágio numa turma de ensino fundamental, antiga terceira série. Um aluno chorou durante a prova (a avaliação) não por que não sabia o conteúdo da prova mas porque simplesmente ele não sabia ler. Aquilo cortou meu coração e me tocou de uma forma tão grande, mesmo já sabendo até aquele momento que a minha formação na área da educação não era brincadeira e que diretamente afetava positivamente ou negativamente a formação de uma outra pessoa (aluno), só ali eu pudi constatar e prometi pra mim mesma que se um dia eu for para uma sala de aula, com certeza não vai ser por dinheiro apenas, não vai ser porque é um serviço público que me garante estabilidade, mas por poder ter o privilégio de constituir um cidadão [Nem preciso dizer que foi esta frase que chamou mais a minha atenção né? (risos)]
4. De meu pai ficou a lembrança....[esta questão eu não respondi porque dá a entender que meu pai é falecido e não é o caso. Meu pai está presente e é o principal incentivador na minha formação profissional, meu escudeiro fiel, meu amigo e um grande homem!
Encaro este blog como um desafio, acho que é uma iniciativa boa e a salvação no meio deste período tão conturbado na faculdade, devido a reforma do currículo do curso de pedagogia. Quero dizer publicamente que vou me esforçar ao máximo a fim de alcançar os objetivos do descritores. E me apóio nas palavras de Luiz Fernando Veríssimo:
"Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic."

0 comentários:

Postar um comentário