terça-feira, 5 de maio de 2009
Aula sobre embalagens dia 05/05/2009.
Boa pessoal,
Trabalhamos o texto Processos Iniciais de Leitura e Escrita de Rosineide Magalhães de Souza e nos questionamos como podem crianças que ainda não foram alfabetizadas conseguirem reconhecer determinado nome, de determinado alimento e dize-lo em público como se já tivessem contato com a língua.
Vimos que isto acontece porque as crianças têm um contato com a língua escrita nos anos iniciais que é prévio a ação da alfabetização, já que ela está inserida no mundo, ela tem contato com a TV, ela sabe o que é um jornal escrito, uma revista, um gibi, a bíblia e certas palavras chaves são acompanhadas de alguns logotipos que fazem com que a criança faça essa assimilação rapidamente.
Paulo Freire foi um grande teórico que falava muito desta vivência da criança anteriormente a vida escolar e como é bom nós respeitarmos e utilizarmos estes conhecimentos para trabalhar com a criança aquilo que ela já sabe.
Coloquei o vídeo da Coca-cola que é a marca mundialmente conhecida de um refrigerante. A criança pode não saber ler ainda mas ela reconhece a o logotipo da Coca-cola.
Bye, bye, até o próximo encontro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário