Deixe sua postagem aqui!

Deixe sua postagem aqui!
Postagem

terça-feira, 12 de maio de 2009

Diefrença entre Gênero Textual e Tipo Textual - Atividade do dia 28/04/2009


Tipos textuais Gêneros textuais
Designam uma seqüência definida pela natureza lingüística de sua composição. São observados aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas. São os textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Esses apresentam características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal.
Narração
Descrição
Argumentação
Injunção
Exposição
Carta pessoal, comercial, bilhete
Diário pessoal, agenda, anotações
Romance
Resenha
Blog
E-mail
Bate-papo (Chat)
Orkut
Vídeo-conferência
Second Life (Realidade virtual)
Fórum
Aula expositiva, virtual
Reunião de condomínio, debate
Entrevista
Lista de compras
Piada
Sermão
Cardápio
Horóscopo
Instruções de uso
Inquérito policial
Telefonema etc.


BIBLIOGRAFIA INDICADA

DIONÍSIO, Angela Paiva, MACHADO; Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

MARCUSHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

2 comentários:

Lidiane Silva de Sant' anna on 12 de maio de 2009 às 15:22 disse...

Bem, eu achei esse quadro no google e copiei e colei aqui porque é a explicação mais objetiva que enconttrei.
Quando eu vi os tipos textuais lembrei logo, quase que instantaneamente da época de vestibular. A professora sempre trabalhava a diferença entre um texto narrativo, descritivo e argumentativo. Eu particularmente gosto do texto argumentativo, pois temos que ler outros textos, ter outras fontes para consultar a fim de ter bons argumentos, buscando defender a favor ou contra determinado tema.
Mas, sem dúvida eu sou muito boa na narração pois sou muito criativa, tenho uma imaginação "fértil" como costumamos dizer cotidianamente.
Lembro de ter escrito uma vez um texto sobre um menino que morava na favela, eu vou ser se ainda tenho no meio da minha papelada e postar aqui no Blog como exemplo.
Vale lembrar que os tipos textuais podem estar presente em um mesmo texto e não só separadamente.
Um bom exemplo de gênero textual é a minha própria carta de apresentação. Um bom exemplo de texto cotidiano, bem que nos últimos tempos a carta tem tido uma visão antiquada pelos jovens internautas.
Bem, concluindo... eu postei essa diferença porque foi uma curiosidade que surgiu durante a aula, a partir da leitura de um texto:"Processos Inicias de leitura e escrita" de Rosineide Magalhães de Sousa.

Lidiane Silva de Sant' anna on 9 de junho de 2009 às 04:42 disse...

É pessoal não encontrei minha redação do Ensino Médio que eu tanto adoro mas vou postar aqui diferentes tipos de gêneros e tipos textuais.

Postar um comentário