Deixe sua postagem aqui!

Deixe sua postagem aqui!
Postagem

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Exemplos de Gênero Textual e Tipologia Textual




Gênero textual: O Blog é um bom exemplo de gênero textual porque além de estarmos trabalhando com um blog nesta disciplina Tendências Atuais do Ensino de Português, ele também é de fácil entendimento para o grupo jovem que vive a frequentar as lan houses buscando novos conhecimentos. E o professor não pode estar fora desse contexto.

Blog - É um “diário pessoal e público” publicado na internet - é um tipo de página pessoal no qual o dono desenvolve alguma conversa sobre um ou vários assuntos interessantes e deixa aberto um mural com a opinião dos visitantes.



Tipo textual: Coloquei a caricatura de um locutor de futebol porque imediatamente lembramos da narração de um jogo, acho que esse seria um bom exemplo pra trabalharmos com nossas crianças, é um exemplo bem próximo das vivência delas, um exemplo sempre atual, e que dá "pano pra manga" quando falamos de futebol. (risos)

Narração - A narração está vinculada à nossa vida, pois sempre temos algo a contar.
Narrar é relatar fatos e acontecimentos, reais ou fictícios, vividos por indivíduos, envolvendo ação e movimento.
A narrativa impõe certas normas:

a) o fato: que deve ter seqüência ordenada; a sucessão de tais seqüências recebe o nome de enredo, trama ou ação;
b) a personagem;
c) o ambiente: o lugar onde ocorreu o fato;
d) o momento: o tempo da ação

O relato de um episódio implica interferência dos seguintes elementos:

fato - o quê?
personagem - quem?
ambiente - onde?
momento - quando?

1 comentários:

Ivan Amaro on 8 de julho de 2009 17:32 disse...

Lidiane, nesta e na postagem anterior, você fez uma bela síntese dos conceitos que envolvem os gêneros e tipos textuais. Além disso, no tópico adiante, sobre o texto Oralidade e Escrita, você também aponta algumas sensações e impressões muito pertinentes. As crianças precisam, desde a Educação Infantil, ter contato direto e cotidiano com os diversos gêneros para que, assim, possam melhor compreender os textos e não ficarem "a ver navios" (rs... como parece que vocês ficaram ao ler o texto da Fávero e outros). Bem, a síntese ficou muito boa e a relação com os exemplos do blog e da narração esportiva demonstrou sua compreensão sobre o assunto! Muito bom!

Postar um comentário