Deixe sua postagem aqui!

Deixe sua postagem aqui!
Postagem

terça-feira, 14 de julho de 2009

A construção do conhecimento sobre a escrita do livro Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista de Ana Teberosky e Teresa 14/07/2009



Não quis me prender muito ao texto porque já fiz uma postagem dizendo como que se dá esse processo de assimilação de conteúdo na vertente de Emília Ferreiro, mas posso dizer basicamente que: O objetivo do texto é apresentar a escrita sob a concepção da criança que aprende a ler e escrever fazendo perguntas e resolvendo problemas - adqurindo informações e construindo conhecimentos. Lembrando sempre que a criança interage com o social elaborando hipóteses sobre a escrita e a leitura, essa construção depende das pessoas que estão a incentivando e das coisas ao seu redor, a leitura deste mundo é individual e o mesmo meio pode ter diferentes significações para crianças de um mesmo local.


Atividade legal para se trabalhar com as crianças nesta vertente do texto:

Adivinhações para brincar com crianças

Escrito por Pablo Zevallos

Os jogos de adivinhação ajudam a estimular a inteligência das crianças. Um dos jogos mais divertidos e inteligentes para desfrutar em família e entre amiguinhos são as adivinhações. Além de divertido que são, as adivinhações ajudam a criança a aprender, associar idéias e palavras, a aumentar seu vocabulário, etc.

As adivinhações são ditos populares, jogos infantis geniais que têm como meta entreter e divertir as crianças, contribuindo ao mesmo tempo com a aprendizagem, e o ensino de novo vocabulário. A adivinhação é um passatempo ideal para as horas de diversão com o seu filho.

Além disso, se conhece alguma outra adivinhação, das que apresentamos aqui, e quiser compartilhar com a gente, escreva-nos:

Não espere mais, experimente nossas adivinhações e verás que seu filho se divertirá muito!!
Adivinhações infantis

Adivinhe quem sou:
quanto mais lavo,
mais suja vou
A água

Quem é que bebe pelos pés?
A árvore

Todo mundo leva,
Todo mundo tem,
Porque a todos lhes dão um
Quando ao mundo vem.
O nome


Todos me pisam,
Mas eu não piso em ninguém;
Todos perguntam por mim,
E eu não pergunto por ninguém.
O caminho

Minha casa levo nas costas,
Atrás de mim deixo uma trilha,
Sou lento de movimentos,
E não gosto do jardineiro.
O Caracol

Somos muitos irmãozinhos, em uma só casa vivemos, se nos coçam a cabeça, num instante morremos.
Os fósforos

Fui na feira e comprei uma bela, cheguei em casa e comecei a chorar com ela.
A cebola

Uma casinha com duas janelinhas
Se olhas para ela, ficas zarolha.
O nariz

Ouro não é, prata não é, abre a cortina e verás o que é.
a banana

O que é que é que nunca volta, embora nunca tenha ido?
o Passado

O que é que se pões na mesa, parte, reparte mas não se come?
baralho

O que é que dá um pulo e se veste de noiva?
pipoca


Está no meio do ovo?
A letra V

O que o zero disse para o oito?
Que cinto maneiro!!!

Se você mudar uma letra em meu nome, irá aparecer o nome do animal que é meu maior inimigo. Quem sou?
Rato

Por que o computador foi preso?
Porque ele executou um programa.

Qual o pé que é mais rápido?
O pé- de- vento!!!

O que é, o que é?
Que não se come,
Mas é bom para se comer?
Talher

Tem coroa, mas não é rei, tem raiz, mas não é planta?
O Dente

0 comentários:

Postar um comentário