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Postagem

sexta-feira, 10 de julho de 2009

A pedido do professor meu comentário virou postagem


Olá pessoal, fiz um comentário bastante denso deste texto e ainda não tive a oportunidade de transcrevê-lo para o blog, mas o farei brevemente. Só para esclarecer que o texto complementar postado ajuda na percepção da Idéia da autora Ana Teberosky ao trabalhar com Alfabetização, vale lembrar que tem sim um cunho costrutivista no seu ideal, uma vez que têm trabalhos realizados em parcerias com Emília Ferreiro, seguidoras do grande teórico, Vygostky. O seu ideal de processo de formação do sujeito se dá de forma constante, nas interações do sujeito com o outro e com o próprio meio. Pos isso os pensamentos Freirianos vem a complementar toda essa metodologia diferenciada de alfavetização. Se queremos que nossos alunos sejam ativos nesse processo, jamais poderemos aceitar uma educação bancária e muito menos um processo de alfabetização descontextualizado da vivência dessa criança, da sua prática social. É por isso e nisso que eu vejo os textos da disciplina se inter-relacionando e se complementando ao decorrer dos debates porque quando fizemos atividade em sala de aula que levantou a possibilidade de trabalharmos com embalagens nós estavamos já desenvolvendo uma prática de alfabetização coerente com o que estes teóricos propõem. Isso pra mim são tendências atuais do ensino de ligua portuguesa, é estudar as tendências teóricas e conseguir viabilizar isso na prática pedagógica, que sabemos que não é fácil de acordo com os impecílios que os prof°s encontram, que são inúmeros. Mas que temos saber conviver com eles e tentar minimizá-los diante de nossas crianças.
Bem, estarei como disse no início fazendo observações mais específicas sobre o texto.
Lidiane.

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